Sexagésimo sexto dia - diploma


Voltei ao comboio. Não sei se graças à minha intervenção junto do sindicato dos maquinistas - mas espero que sim-, as sempiternas greves deixaram de afetar as ligações para o Pocinho. São apenas cinco por dia, a linha é terrivelmente deficitária (principalmente da Régua para cima) e as greves duram meses, com vários dias seguidos sem ligações para o Pocinho. É fazer o trabalho da troika. E apelar ao uso do carro.

O senhor Gaspar, o picheleiro, passou o dia na obra, montando a rede de água quente e fria. A fria com tubos de plástico (ppc?), a quente em tubo de inox com manga de espuma, para reduzir as perdas. Foi também altura de corrigir erros de trás. Se bem que foi precipitação dos pedreiros o cimentarem o chão das casas de banho, as minhas indicações foram todas ao lado. Os tubos para os lavatórios tinham de andar dentro das paredes, o buraco na parede para a mangueira ficou num sítio inacessível, a marcação de uma das sanitas foi dez centímetros ao lado, as passagens sob o pavimento ou não foram feitas ou ficaram tapadas pelo pladur, etc. A minha sorte é que o homem é sereno e vai nas minhas loucuras.

corrigindo os erros do arquiteto
(foto)

No vaivém de entrada e saída da casa dos meus avós parei para ver uns papéis caídos no chão à frente da casa. A verdade é que paro por quase tudo (algum gene alentejano latente) mas aqueles papeluchos pareciam-me dizer-me algo. Eram os diplomas da primária do meu avô. Primeira para a segunda, segunda para a terceira, terceira para a quarta, e com notas cada vez melhores. As folhas deviam ter-se colado a algo que trouxe de dentro, e mais uns dias ao relento e a chuva lavaria tudo.

passou, está passado
(foto)

O hábil rapaz da loja de ferramentas, como que por artes mágicas, revirou a motosserra - encharcou, só pode ser isso - e pô-la a funcionar. Face às suas sábias palavras palavras percebi qual o meu erro, se bem que a descrição 'quando ela faz um barulho diferente, que parece que vai pegar, tem de mudar isto para o dois' não me convenceu. A descrição tem sentido, não sei é vou entender o que é o tal 'barulhinho'. A ver vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário