Trilho do Pão - Bruçó


O Trilho do Pão foi, para já, o único dos Trilhos da Memória que percorremos. Os referidos trilhos distribuem-se pela freguesia de Bruçó e tentam retratar os três ciclos agrícolas mais importantes para a aldeia: o da castanha, o do azeite e o do pão. Fizemos este último num domingo soalheiro de fim de inverno, daqueles em que apetece andar fora de casa a esquecer a chuva.

Seguimos duma forma um pouco desinteressada, e talvez por isso não percebemos bem todas as virtualidades presentes. No início / fim do percurso (de 7,2 km) aparecem placas com a descrição, assim como um mapa a explicar o ponto em que nos encontramos. As placas vão aparecendo ao longo do percurso, funcionando como balizas. No entanto, o percurso não está sinalizado. Estas placas são um bom exemplo para outros percursos, nomeadamente o mapa que se vai atualizando à medida que vamos avançando. No entanto, o facto de o percurso entre placas não estar sinalizado leva a desorientações, o que acabou por nos acontecer. Se não tivéssemos tirado uma fotografia ao mapa inicial, teria sido pior.

O percurso começa (independentemente do sentido que se toma) pelo planalto onde se produzia o cereal, e desce para o ribeiro do Carvalhal, onde se situa o moinho de Bruçó (nas fotos). Percorremos paisagens deliciosas, tanto no planalto como junto à água, e o dia foi prazenteiro.

Outra nota negativa é a ausência de informação de qualidade na internet. Tirando a página da Junta, e este vídeo (uma raridade!), a única maneira de sabermos como funcionam os trilhos é ir a Bruçó. Também encontramos uma foto das placas do Trilho do Azeite e do Percurso da Fraga do Sapato, que em conjunto com o Percurso da Barragem foram feitos "em parceria com o Parque Natural do Douro Internacional".



O percurso no Waymarked Trails.
Aqui está o resto das fotos.


Sem comentários:

Enviar um comentário